Postagens populares

sábado, 4 de abril de 2015

Videohisteroscopia com biópsia e Espermograma - Vida de tentante...

Quinta feira foi o dia que estava marcado o exame de videohisteroscopia e o espermograma do maridão. Lá fomos nós para a Pró Nascer fazer os exames. 
O meu foi pelo plano de saúde... unimed ômega Plus. O do Marcelo foi particular.
Ele fez primeiro, o meu foi depois. 
Como dói. Não sei se vcs sabem como é este exame, mas é bem dolorido.


COMO É REALIZADO O EXAME
Inicialmente o médico realiza uma entrevista com a paciente, para saber das queixas, idade, ciclo menstrual, número de filhos, tipo de partos e uso de medicação hormonal e ver os exames laboratoriais (principalmente a ultra-sonografia ou uma última transvaginal).
A seguir é explicado passo a passo o exame e sua importância.
Todo o procedimento pode ser visto pela paciente e acompanhante.
Faz-se um exame ginecológico rápido, sem utilização de espéculo vaginal.
Nas pacientes virgens o exame pode ser realizado, com a mesma qualidade diagnóstica, porém sem toque ou utilização de espéculo.
A videohisteroscopia é realizada em consultório com anestésico tópico, isto é, passa-se algodão com anestésico líquido no colo do útero.
Com a ponta do histeroscópio no orifício externo do colo do útero, coloca-se um pouco de soro, para dilatar e facilitar a passagem do histeroscópio de forma mais fisiológica, e natural.
Neste primeiro momento é possível avaliar o canal cervical.
Passando o segundo orifício, o orifício interno, já estamos no interior do útero. Esta passagem é o ponto de maior desconforto, porém suportável para mais de 95% das pacientes.
Dentro da cavidade uterina pode-se avaliar completamente a regularidade das paredes, o endométrio, óstios tubários e às vezes a permeabilidade das tubas.
Como a videohisteroscopia é um exame de pesquisa diagnóstica, com freqüência se realiza a biópsia da área alterada, sempre com instrumentos muito delicados e de pequeno diâmetro.
O tempo médio de procedimento gira em torno de 5 minutos, saindo a paciente andando normalmente, podendo voltar as suas atividades, com apenas pequeno sangramento vaginal por 2 a 3 dias. 

Sugiro que tome um buscopan composto até 4 horas antes do exame, e 4 depois do exame caso continue sentindo dor. Eu tomei, não resisti... 
Com os exames dele foram tudo ok, já o meu apareceu uma adenomiose. Irei procurar meu ginecologista para cuidar o quanto antes enquanto aguardo os resultados...

Dentre os exames solicitados pelo Dr. João Ricardo Auller, agora falta os de sangue do Maridão, passar pelo cardiologista e marcar o teste do catéter...
Sabe o que é o teste do catéter? 
Ah, no próximo post vou te contar...

Gostou das informações? comenta aí... ficou com dúvidas? pergunte...
Adoro responder ...
Um beijo e boa páscoa pra vc.

Tati Simões

A vídeo-histeroscopia e a biópsia do endométrio melhoram os resultados dos tratamentos de infertilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário